Como fazer compras online em sites internacionais e nacionais sem cartão de crédito tradicional

compras-online-cartao-mulher-cartao-de-creditoVocê já precisou fazer compras online em algum site e teve que desistir daquele produto ou serviço que tanto queria, pois não tinha cartão de crédito?

A frustração é grande, não é mesmo?

E quando o site é internacional a situação se agrava, porque além de precisar de um cartão de crédito, ele tem que ser internacional.

Aqui no Brasil hoje em dia está muito mais fácil realizar compras online, a maioria dos sites aceita boleto bancário e outras formas de pagamento, além do cartão de crédito.

Apesar do boleto bancário ser uma forma muito comum no Brasil, eu particularmente não gosto de utilizar.

Eis alguns motivos:

  • Demora na confirmação do pagamento: Geralmente estamos com pressa em utilizar o que estamos comprando. Pagando com boleto, a confirmação de pagamento pode levar até mais de 2 dias.
  • Esquecer de pagar: Muitas pessoas emitem o boleto, deixam para pagar depois e acabam esquecendo.
  • Esforço adicional: No ato da compra você apenas emite o boleto. Depois ainda precisa realizar o pagamento. Se tem acesso ao seu Internet Banking do seu banco é bem mais fácil, mas muitas pessoas precisam ir até o banco ou casa lotérica para pagar.
  • Perder promoções: Algumas promoções só são válidas quando o pagamento é feito via cartão de crédito.

Muito mais fácil utilizar o cartão de crédito, certo?

O grande problema é que não é todo mundo que tem cartão de crédito: Alguns não gostam de pagar a anuidade, outros não podem ter porque perdem o controle e gastam muito ou até mesmo aqueles que querem ter, mas não conseguem por algum problema de renda ou coisa do gênero.

Mas calma, atualmente as coisas estão mais fáceis.

Até mesmo para realizar compras online internacionais, você não precisa mais de um cartão de crédito tradicional, sabia?

Acompanhe este artigo até o final pois vou detalhar aqui várias opções para você que precisa de uma alternativa ao cartão de crédito para fazer suas compras pelas Internet, sendo elas nacionais ou internacionais.

Vou falar aqui sobre:

  • Cartões pré-pagos: Principais marcas, vantagens e desvantagens, taxas, cartões físicos e virtuais
  • Como conseguir comprar com um valor de IOF reduzido
  • Nubank: Um cartão de crédito sem anuidade e nada tradicional

Então vamos começar…

Cartões pré-pagos para suas compras online e “offline”


compras-online-cartao-pre-pago

Um cartão pré-pago nada mais é que um cartão onde você coloca créditos em dinheiro (Como um celular pré-pago, por exemplo).

E o interessante é que ele é utilizado da mesma forma que um cartão de crédito, então podemos dizer também que é um “cartão de crédito pré-pago”.

Este crédito pode ser em reais ou em moeda estrangeira, depende do cartão que você escolher e da finalidade que você dará a ele (compras online no Brasil ou exterior).

Se você já viajou para o exterior e levou um daqueles cartões “travel card” carregados com uma quantia em moeda estrangeira (dólar, euro, etc), sabe do que estou falando.

Mas para conseguir esses cartões de viagem geralmente você precisa solicitar em casas de câmbio ou diretamente com o seu banco, não sendo tão prático.

Para a nossa sorte hoje em dia está bem mais fácil conseguir um. Existem cartões que você pode pedir pela Internet, fazendo um cadastro que leva menos de 5 minutos.

Algumas vantagens do pré-pago sobre o cartão de crédito:

  • Sem variação na moeda estrangeira: Você sabe exatamente quanto vai gastar, já que o valor não sofre mais variações de cotação depois de carregado. Com o cartão de crédito, por exemplo, quando você faz compras pela Internet (ou fisicamente se estiver no exterior) e paga em dólar, desde o dia da compra até o momento de pagamento da fatura, o valor final da compra pode variar.
  • Controle dos gastos: Com o cartão pré-pago você tem um controle bem melhor dos gastos, pois no momento em que acabar o saldo no cartão, não tem mais como gastar. Ótima vantagem para compradores compulsivos.
  • Aceitação melhor em sites estrangeiros: Alguns sites do exterior não aceitam cartões de crédito do Brasil, mesmo sendo internacionais. Infelizmente é uma norma de segurança deles e não temos muito o que fazer. Em alguns desses sites o cartão pré-pago é aceito, mesmo sendo do Brasil. É que como ele é debitado imediatamente após a compra, é uma segurança maior que eles têm e, por isso, a compra é liberada.
  • Sem análise de crédito: Como você só pode utilizar o cartão se carregar previamente, eles não precisam fazer análise de crédito ou comprovar renda.

O cartão pré-pago internacional tinha outra vantagem excelente, um IOF de apenas de 0,38%.

Mas em dezembro de 2013, em plena época de natal e festas, nosso governo aumentou o IOF e deixou com os mesmos 6,38% do cartão de crédito. Lembro como se fosse hoje (Mas ainda bem que já temos uma novidade no mercado, falo sobre esse cartão com IOF reduzido logo abaixo).

Na época, muitas pessoas se complicaram porque estavam em viagens de fim de ano no exterior e esse aumento fez com que o orçamento planejado estourasse.

Lembrando que o IOF é cobrado em transações de moeda estrangeira.

Mas enfim, águas passadas.

Agora algumas desvantagens do cartão pré-pago com relação ao cartão de crédito:

  • Somente à vista: Não é possível fazer compras parceladas com cartões pré-pagos.
  • Valor descontado imediatamente: No cartão de crédito, dependendo do dia em que você faz a compra, pode levar até uns 40 dias em média até o vencimento da fatura, assim você “ganha” uns dias até ter que pagar a compra. Com o cartão pré-pago, o valor é debitado do seu saldo já no momento da compra.

Apresentado o conceito do cartão pré-pago, vou falar agora dos principais cartões do mercado.

EBANX Dollar Card (Compre com IOF reduzido)


Cartão EBANX Dollar Card

Para compras internacionais em dólar, o EBANX é o meu cartão preferido atualmente.

A principal vantagem dele pra mim é o valor do IOF reduzido de apenas 0,38%, contra 6,38% do cartão de crédito.

Lembra que mencionei acima que os cartões pré-pagos tinham essa taxa IOF reduzida mas depois o governo aumentou e igualou ao cartão de crédito?

Pois então, o EBANX é uma exceção.

Ele também é um cartão pré-pago mas tem o valor do IOF de apenas 0,38%.

6% é uma diferença considerável, principalmente quando estamos falando de compra no exterior com gastos em dólar.

O EBANX é um cartão pré-pago com bandeira MasterCard virtual , ou seja, você não recebe um cartão físico na sua casa. Ele poderá ser utilizado apenas para compras online.

Ele é um cartão com saldo em dólares, mas você efetua a carga em reais, via boleto ou transferência bancária, bem simples.

Você pode utilizá-lo normalmente como um cartão de crédito, faço compras assim na Amazon e até hoje não tive problemas.

Também é possível associá-lo à sua conta PayPal e realizar pagamentos utilizando seu saldo.

Alguns sites internacionais oferecem pagamento direto via EBANX, como o AliExpress.

A interface do site é muito bem desenhada e é muito fácil de navegar.

O aplicativo mobile também é muito bem produzido e útil:

App Mobile EBANX

Tem para Android e iOS.

Custo do cartão EBANX

Essa é outra vantagem, o único custo é a anuidade de 5 dólares.

O valor é adicionado no total do boleto da primeira recarga.

O IOF é cobrado apenas quando você faz recarga.

EBANX é confiável?

É uma empresa sólida, inclusive a possibilidade de efetuar pagamentos via boleto bancário no AliExpress é graças ao EBANX. A intermediação do pagamento é toda feita por eles.

Falando da minha experiência, estou utilizando o cartão há bastante tempo e até hoje não tive problemas.

Também dei uma olhada na reputação do EBANX no Reclame Aqui e está com um índice alto.

Então podemos dizer que o cartão EBANX é seguro sim.

Fica aqui então a minha recomendação, crie a sua conta agora e tenha o seu cartão EBANX.

 

ContaSuper


compras-online-cartao-pre-pago-conta-super

O cartão pré-pago ContaSuper é um dos mais recomendados. Está sendo utilizado amplamente pelos brasileiros e a aceitação está sendo muito boa.

Suas compras online nem sentirão falta de um cartão de crédito.

Tenho um cartão e até hoje não tive problemas.

Este cartão trabalha com a bandeira Mastercard, ou seja, você provavelmente não terá problemas do cartão ser aceito ou não, já que praticamente todas as empresas aceitam Mastercard e Visa.

No ContaSuper, você tem duas opções de uso:

  • Cartão físico: Você tem a opção de ter o cartão físico, para utilizar em comércios normalmente como se fosse um cartão de crédito (No próprio cartão tem uma mensagem dizendo: “Utilizar na função crédito”).
  • Cartão virtual: O cartão virtual é apenas para ser utilizado em compras online. Um número de cartão diferente do cartão físico é gerado no sistema e você utiliza ele em suas compras pela Internet.

O controle, acompanhamento e transferências de valores você pode fazer pelo site…

compras-online-conta-super-site

… ou pelo smartphone:

compras-online-cartao-pre-pago-conta-super-app

Um detalhe do ContaSuper é que tem mensalidade (cobrada apenas se o cartão tiver saldo e este saldo estiver em reais). Atualmente eles possuem dois planos, o individual que custa R$ 7,90 ao mês e o família que custa R$ 11,90. Para consultar os detalhes dos planos clique aqui.

Mas é um cartão bem completo e com muitos benefícios, o valor é justo.

Além de compras pela Internet e em lojas físicas, você também pode efetuar saques em caixas eletrônicos do Banco24Horas no Brasil ou no exterior pela rede Rede Cirrus da MasterCard.

A recarga no cartão pode ser feita por boleto bancário, transferência bancária ou via DOC/TED.

No ContaSuper você pode ter saldo em vários moedas diferentes.

Mais detalhes sobre o ContaSuper aqui.

Meo Cartão


 

Compras online com o cartão pré-pago meo cartão

Infelizmente as operações de cartão pré-pago do Meo Cartão foram encerradas.

Este cartão também era bem utilizado, mas por algum motivo decidiram descontinuar o produto.

Ao entrar no site, encontramos a mensagem acima com o comunicado.

Mencionei ele aqui para alertar as pessoas que ainda o utilizam ou pretendiam começar a usá-lo.

Mais detalhes você encontra no site do Meo Cartão.

Neteller


compras-online-cartao-pre-pago-netellerUm dos mais conhecidos e antigos é o Neteller, que é de uma empresa estrangeira. Era muito utilizado por pessoas em sites de apostas e jogos online (como o poker), depois começou a ser utilizado também para compras online.

Na Neteller você também pode ter o cartão físico e o virtual.

A bandeira também é Mastercard.

Como é muito utilizado por brasileiros, eles se mexeram e hoje você já consegue acessar o site em português.

E mais ou menos em julho de 2015, a Neteller começou a oferecer a possibilidade de criar conta na nossa moeda, o real. Antes disso os depósitos eram feitos em moeda estrangeira, geralmente o dólar.

A Neteller não cobra mensalidade, mas cobra taxas para carregar o cartão que variam de acordo com o método escolhido. Detalhes sobre as taxas aqui.

Assim como o ContaSuper, com o cartão Neteller também é possível efetuar saques em caixas eletrônicos do Banco24Horas.

Todos os detalhes você encontra no site oficial clicando aqui.

Cartão Pré-pago PayPal


Compras online com o cartão pré-pago paypal

Mais um cartão com as operações encerradas.

O PayPal enviou um comunicado avisando que o cartão virtual pré-pago deixará de ser comercializado.

Segue mensagem na íntegra:

A partir do dia 05 de maio de 2016, o Cartão Pré-pago Virtual do PayPal deixará de ser comercializado. Isso significa que, a partir dessa data, não será possível emitir novos cartões ou recarregar o saldo dos cartões existentes.

Porém, você continua podendo fazer suas compras com toda a tranquilidade, já que o saldo existente em seu cartão não expira.

Clique aqui se quiser consultar o saldo atual do seu cartão, ou acesse https://app2.brasilprepagos.com.br/paypal.

Obrigado,
PayPal

Lembrando que apenas o cartão pré-pago será descontinuado, o PayPal continua firme e forte.

Pagseguro Pré-Pago


compras-online-cartao-pre-pago-pagseguroO Pagseguro também é um método de pagamento muito conhecido no Brasil.

Assim como o PayPal, o Pagseguro entrou no mercado de cartões pré-pagos.

Este cartão tem um custo de R$ 12,90 na aquisição, mas em compensação não tem mensalidade e nem custo de recarga.

A bandeira também é Mastercard.

Você pode efetuar saques em caixas eletrônicos do Banco24Horas no Brasil ou no exterior pela Rede Cirrus.

Além dos métodos tradicionais de recarga, você pode também transferir valores da sua conta do Pagseguro.

Mais detalhes sobre o cartão aqui.

AliExpress Pré-Pago


compras-online-cartao-pre-pago-aliexpress

Você já deve conhecer o AliExpress, certo?

Bom, se não conhece, o AliExpress é chinês e é um dos maiores sites de compras online do mundo.

E se você ainda é um daqueles que “torcem o nariz” quando escutam falar sobre “produtos da China”, achando que é “tudo porcaria”, recomendo rever os seus conceitos.

Hoje em dia você encontra de tudo na China, desde produtos ruins até produtos TOP de linha.

O AliExpress tem uma variedade enorme de produtos com preços surreais de tão baratos e ainda frete grátis para o Brasil.

Por essas e outras que virou febre entre os brasileiros, tanto para aqueles que compram para uso próprio como para aqueles que compram para revender aqui no Brasil, via importação direta ou drop shipping.

Dica
Se você tem interesse em revender produtos importados, dê uma olhada neste vídeo aqui.

O AliExpress possui tantos clientes brasileiros que já criaram diversos facilitadores para melhorar a nossa experiência nas compras online:

  • Você já consegue acessar o site em português e ver os preços em reais
  • É possível pagar com boleto bancário (Mas em algumas promoções só com cartão)

E agora eles possuem um cartão pré-pago próprio em parceria com a Visa.

Você pode escolher o modelo do cartão e se quer apenas virtual (R$ 3,90 para emissão) ou o físico (R$ 9,00 para emissão):

compras-online-cartao-pre-pago-aliexpress-modelos

Se você compra muito, este cartão pode ser um problema. Existe um limite de recargas de US$ 3.000,00 por ano e por CPF.

E ele não é exclusivo para usá-lo apenas no AliExpress, como ele tem bandeira Visa, você pode usá-lo em qualquer lugar do planeta que aceite Visa.

Cada recarga tem uma tarifa de R$ 3,50, é sempre em dólares e pode ser feita com boleto bancário ou Visa Electron (A conversão do real para dólar é feita no momento da recarga).

Existe isenção de mensalidade se o cartão tiver saldo superior a US$ 100,00 e/ou movimentação nos últimos 6 meses.

Mais detalhes sobre o cartão AliExpress Pré-Pago aqui.

Com este eu encerro o assunto sobre cartões pré-pagos e agora quero falar de um cartão muito especial…

Nubank: Um cartão de crédito sem anuidade e nada tradicional


compras-online-cartao-credito-sem-anuidade-nubankApesar do Nubank ser um cartão de crédito, achei interessante falar dele aqui também neste artigo, já que é um cartão sem anuidade e diferenciado.

Eu o chamo de cartão diferenciado porque já nasceu numa era moderna, ou seja, ele já foi desenvolvido com tecnologia e tendências atuais.

Os cartões de crédito tradicionais que temos vinculados aos bancos, possuem um sistema arcaico:

  • O valor da compra demora horas ou até mesmo dias para aparecer na fatura quando você consulta pela Internet
  • Muitos serviços ainda dependem de ligações telefônicas, um grande desperdício de tempo
  • O sistema online é ultrapassado e praticamente você só consegue fazer consultas
  • A maioria ainda não tem um aplicativo para controle do cartão pelo smartphone

O Nubank chegou para revolucionar tudo isso.

O app para smartphones é fantástico, tem vários recursos:

  • Você é notificado na mesma hora em que realiza uma transação, mostrando até o local no mapa de onde a transação foi realizada
  • Caso perca o seu cartão ou desconfie de alguma operação, você pode bloqueá-lo imediatamente pelo aplicativo
  • Consegue tirar dúvidas via chat, sem precisar ficar longos minutos em ligações. Já precisei tirar uma dúvida e fui atendido muito bem
  • É possível categorizar e aplicar tags nas transações para facilitar o controle

 

compras-online-cartao-credito-sem-anuidade-nubank-app

E agora o Nubank liberou o seu próprio programa de fidelidade, o Nubank Rewards.

Ele tem bandeira Mastercard.

Você pode solicitar o seu diretamente pela página oficial clicando aqui e depois em “Pedir meu convite”.

Você entrará numa fila de espera e será feita uma avaliação do seu perfil, já que não é um cartão pré-pago e eles precisam de uma segurança maior para aceitar novos clientes.

Então é um cartão que eu recomendo de olhos fechados, tanto para utilizar nas suas compras online ou compras normais do dia a dia.

Ainda quero escrever um artigo mais detalhado sobre ele, aguarde.

Mais detalhes no site oficial.

OBS: Tenho cinco convites do Nubank disponíveis e vou distribuir para as cinco primeiras pessoas que comentarem aqui embaixo… Corre! :)

Conclusão


Como mencionei no começo do artigo, hoje em dia é tudo mais fácil.

Você não depende mais de um cartão de crédito para fazer suas compras online ou até mesmo em estabelecimentos na sua cidade.

Você não poderá parcelar suas compras, mas convenhamos que esta não é uma prática saudável para o seu bolso. Os brasileiros adoram parcelar, por isso muitas vezes acabam perdendo o controle e se endividando.

Com um cartão pré-pago você tem um controle bem maior, já que precisa do dinheiro no momento da compra.

Praticamente a mesma coisa que um cartão de débito.

Diversas opções foram mostradas, agora é só escolher a melhor delas de acordo com as suas necessidades.

Se gostou do artigo, não esqueça de compartilhar com seus amigos! Eles também podem estar precisando dessas dicas. ;)